top of page

Frutos do Espírito Santo


Noite abençoada!! com o tema: Frutos do Espírito Santo. - Pregação: Lúcia Maria Barão Neves

A 3º pessoa da Santíssima trindade que é o Espírito Santo é fruto que faz as delicias da trindade, Espírito Santo é fruto do amor entre o Pai e o Filho. E esse fruto é a seiva que veio da cabeça do corpo místico, o corpo místico somos todos nós, e a cabeça desse corpo é Jesus Cristo. É de Jesus que vem a nascente, que vem a água viva, é do coração aberto de Jesus que derrama sobre nós o Espírito Santo. O Espírito Santo é fruto da santíssima trindade que vem em socorro das nossas fraquezas.

Lembra-se da passagem que Jesus passava por um lugar e Ele encontrou uma figueira e essa figueira não havia nenhum fruto? Jesus ficou bravo e amaldiçoou a figueira, amaldiçoou por que não tinha produzido frutos. O Senhor quer que produzamos frutos, frutos de quem? Frutos do Espírito Santo. São frutos de santificação que o Espírito Santo produz em nós.

“Eu sou a videira vocês são os ramos e o meu Pai é o agricultor”. Se não nos mantiver unidos à videira, acabamos tornando um ramo seco, e o corpo seco não produz frutos.

A santidade é uma só, a arvore é uma só, a seiva é uma só: o amor de Cristo que está presente em nossos corações.

É dever nosso produzir frutos de santidade. É fácil ser santo? Não é fácil exige sacrifício da nossa parte, temos que renunciar a nós mesmo, renunciar as coisas do mundo, caso ao contrario não vamos chegar ao nível de santidade que o Senhor pede para nós, Já pensou Jesus chegar perto de cada um de nós para colher os nossos frutos de santidade, e a gente não ter nenhum fruto para dar para Ele? Isso será muito triste para Jesus.

São Pedro nos exorta para aplicarmos todo nosso esforço para possuirmos virtudes necessárias para caminhar na fé. Uma coisa é certa: Jesus é a videira nós somos os ramos e o pai é o agricultor.

Quando os ramos começam a espalhar-se muito, é preciso podar, por que ela começa a se expandir muito e a se achar muito, dai vem o agricultor e faz a poda, por que se não ela enfraquece e não consegue mais dar frutos.

O que é a poda na nossa vida? É quando gostamos de uma determinada coisa, e essas coisas vão nos afastando de Deus, coisas que muitas vezes nos fazem sofrer, coisas que já estávamos acostumados, e essa é a parte mas difícil quando vem a poda, que é para a nossa correção. Todos nós sofremos com essa poda. Essa poda são os acontecimentos e as pessoas que nos contrariam e agastam, que Deus permite para a nossa correção e elevação. “Toda correção no momento, parece não oferecer alegria, mas tristeza; mais tarde, porém, aos que por ela se se adestrarem traz um fruto plácido de justiça” (Hb 12,11).

Tenha força, por que é pela luta que colheremos os frutos da santificação. é preciso permanecer em Jesus.

Não basta aceitar: “foi assim que Deus quis, é assim mesmo...” nós vamos aceitar segurando firme na mão de Jesus.

Gl 5,22. “Mas o fruto do Espírito é o amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio. Contra tais coisas não existe lei” (Gl 5,22-23).

Nada disso é pecado, os frutos do Espírito Santo é o amor, alegria, paz, paciência afabilidade, bondade...Quando percebemos que esses frutos não estão se manifestando em nós, é por que estamos afastados da vontade de Deus.

Quando em nossa vida começamos a gerar: discórdia, briga, rancor, ira, maldade, falta de paciência, significa que nós estamos afastando da luta contra as coisas que Deus vai colocando nas nossas vidas, as fórmulas, estamos deixando de comungar para ter uma união mais intima com Jesus, não é fácil, mais esses frutos são para as edificações, é para exatamente quando ocorre essas situações.

Não produzimos os frutos em nós, é o Espírito quem os produz, e são, portanto frutos de paladar divino. São os resultados da nossa docilidade à vida do Espírito em nós.

O fruto do Espírito consiste em qualidades disposições e temperamento que existem no cristão, por que é habitado pelo Espírito Santo, e com docilidade deixou-O agir.

Notemos que São Paulo diz o fruto, querendo significar que tudo nos vem: a arvore e os frutos, mas não em forma passiva, não é ficar parado esperando, é preciso fazer a nossa parte. Deus quer nos dar tudo, mas precisamos fazer a nossa parte. A nossa parte é sair do nosso lugar e ir até Jesus, Deus sempre deixa algo para fazermos.

São João nos ensina que amar é conhecer a Deus e esse amor deve levar o amor uns aos outros. O fruto do Espirito Santo é o amor.

Podemos dizer que o amor é “um cacho de uvas”, que sendo “um só cacho” possui muitas uvas, ou seja, se manifesta de varias formas, o amor é paciente, alegre, busca justiça, é paciente, é alegre, busca justiça, é delicado e atencioso com os outros, não é agressivo e não perde o domínio sobre si! Um amor assim só pode ser fruto do Espírito Santo, não é aquele amor de novelas, de canções é um amor que dói.

Madre Tereza de Calcutá vai dizer que “Amar é doar-se até doer” por que é muito fácil doarmos um prato de comida, agora doar-se 1 vez e 2,3 70X7 é fácil? Não é fácil, só pode ser o fruto do Espirito Santo.

O amor, fruto do Espírito Santo, não é natural, é um amor como o de Cristo, incansável, até o fim, para isso é necessário buscarmos as coisas do alto.

Fruto da fidelidade: tem afinidade com lealdade, integridade, sinceridade, responsabilidade. A fidelidade, fruto do Espírito é aquela que nos ajuda, a cumprir toda a justiça para com Deus, e para com os homens. Deus é fiel, Ele nunca nega perdão, nunca nega amor, nunca nega misericórdia, que sejamos fiéis a esse amor. Fidelidade é ser fiel!

Fruto do auto domínio: Perdemos muito fácil a paciência, esse fruto é chamado também de temperança, é o fruto do pelo qual o Espírito coloca em nossas mãos as rédeas de nosso “eu” . São Tiago dizia que é muito fácil comandarmos os membros do nosso corpo, certo um membro a nossa própria língua, como é difícil manter a língua dentro da boca, quando menos esperamos falamos coisas que não devia. Quando você percebe que não consegue dominar-se mais, é preciso buscar força no Espírito Santo para colocar um freio na nossa situação, viu que o negócio vai ferver, antes de explodir diga “Vinde Espírito Santo”.

Mansidão: Jesus disse: só os mansos possuirão a terra, essa mansidão não é aceitar tudo, mas é ser dócil, é ser obediente a Deus, é não deixar-se ser levado pela carne e pelas circunstancias.

Paz: Quando estamos em paz conosco mesmo, paz com Deus, a gente consegue ficar em paz em qualquer situação, mesmo que a situação não seja tão favorável.

Alegria: O fruto da alegria é o fruto que faz suplantar a dor. É a presença de Cristo ressuscitado em nosso meio, sofremos! Temos perseguições! Passamos nervoso, mas em qualquer situação a pior que seja, o nosso coração tem que transbordar paz.

Fruto da bondade: Só Deus é bom! Mas nós precisamos transmitir essa bondade de Deus, as pessoas precisam olhar para gente e enxergar a bondade de Deus em nós, precisa enxergar a presença, o amor de Deus. As pessoas não vão ver Deus no meio da rua, mas vão ver você refletindo Deus em qualquer lugar que estiver.

Fruto da paciência: firmeza de ânimo a qualidade de suportar, se resignar, aceitar, refrear a ira, demorar em dar lugar para impaciência. Esse fruto da paciência exige de nós muito combate. Como vamos treinar a nossa paciência? Vencendo os combates. A paciência é virtude difícil e inatingível, sem um auxilio especial do Espirito Santo.

Fruto da delicadeza, como é triste vermos dentro da igreja um irmão que maltrata outro irmão, as vezes a pessoa se acha tão santa, que ela acha que é mais santa que os outros e acaba magoando as pessoas, acaba ferindo as pessoas, isso em qualquer lugar. A delicadeza é um fruto do Espírito, Deus quer que sejamos educados com todos, acolhedores. Deus é amor, Deus é delicadeza, quando magoamos um irmão estamos machucando o coração de Deus.

Deus os abençoe.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page