top of page

Encerramento do Seminário Sobre o Batismo no Espírito Santo - Tema: A Comunidade Cristã

Finalizamos o nosso Seminário sobre o Batismo no Espírito Santo, com a pregação da Jaqueline do grupo de Oração Unidos com Cristo - Representante do ministério de pregação da Região de São Miguel Pta 1.

Relembrando os temas:

1º Pessoa e missão do Espirito Santo.

2º Promessa do Pai

3º Batismo no Espírito Santo.

4º Jesus quem batiza no Espírito Santo.

5º A vida no Espírito Santo.

6º Os carismas

7º Os frutos do Espírito Santo.

8º A comunidade cristâ.

Quando encerramos o seminário de vida no Espírito santo falamos de comunidade cristã, providencialmente também quando encerramos o Seminário de Batismo no Espírito Santo.

Por que será? Por que o Senhor insiste em que falamos de comunidade?

Antes é importante saber que o seminário encerra hoje, mas ele é um ponta pé para a vida no Espírito Santo, encerra o seminário e começa um ciclo novo com Deus, um ciclo de vida no Espírito Santo.

O que Deus quer conosco? Deus deseja que demos passos firmes para uma vida no Espírito Santo. Nós precisamos viver uma vida no Espírito Santo, para conseguir caminhar. Sem o Espírito Santo não podemos fazer nada.

Antes de começar a 1º comunidade cristã, veio o Espírito santo em Pentecostes e os apóstolos ficaram cheios do Espírito Santo e eles saíram do local onde estavam trancados com medo, e começaram a viver em comunidade”.

A comunidade é vontade do Senhor! Os apóstolos poderiam sair e cada um ir para a sua casa, poderiam fazer uma evangelização sozinha, mas essa não é a vontade do Senhor. A vontade do Senhor é que eles se unisse em comunidades. É papo furado quando alguém fala que reza em casa e não precisa ir para a Igreja, mesmo Deus estando em todos os lugares, muitas vezes precisamos sim trancar em nossos quartos assim como a Palavra nos fala, mas é comunidade que Deus vai fazer muito mas, é onde Deus vai fazer muito em nossas vidas”.

At 2, 42 47 "Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. 44.Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração freqüentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação."

Dentro da comunidade com o povo reunido, as graças e os prodígios aconteciam.

E o interessante é que a Palavra afirmar “O Senhor cada dia ajuntava outros que estavam a caminho da salvação.” Cada dia a comunidade foi crescendo, ficando maior.

O cristianismo é comunitário, não existe cristianismo individual, por que o cristianismo que é fechado só em si, é um cristianismo egoísta e não tem nada haver com o que aprendemos com Jesus, Jesus quer que amemos uns aos outros e para que possamos amar os irmãos que estão ao nosso lado, precisamos viver em comunidade, precisamos estar em comunidade, então é urgente! Que fiquemos com os pés dentro da Igreja, dentro da comunidade, dentro de algum movimento.

E qual o movimento que fazemos parte? Renovação Carismática Católica, esse é o movimento que Deus escolheu para nós, a nossa Igreja tem muitos movimentos e muitas pastorais, a nossa Igreja é uma mãe de braços abertos, mas cada um de nós temos um chamado.

Se você faz parte de um grupo de oração é por que Deus te chamou para fazer parte da RCC, e a Renovação não é uma outra religião, a renovação faz parte da Igreja católica apostólica romana, nós estamos inseridos dentro da Igreja de Deus, por isso se fazemos parte do grupo de oração já estamos vivendo em comunidade.

Não precisamos está em varias coisas dentro da Igreja, é claro que tem gente que faz parte de outros movimentos, pastorais, mas só de estar dentro de um grupo de oração, você já esta vivendo numa comunidade, e claro participando da missa e dos sacramentos, aquilo que é de maior que há na nossa Igreja que é as missas e sacramentos, para depois viver aquilo o que ela oferece para nós que é o grupo de oração.

Sabendo que o Senhor quer que eu fique em comunidade é preciso que haja perseverança dentro do grupo de oração.

É preciso perseverar nesse grupo de oração, por que dentro desse grupo de oração, o Senhor realizará os milagres, no grupo de oração Deus vai transformar a sua vida, transformar a vida da sua família, é no grupo de oração que Deus vai te levar a águas, mas profundas.

Deus está trazendo cada vez mas algo novo, iniciamos o ano com o Seminário de vida, depois a experiência de oração e agora o seminário sobre o batismo.

Persevere no grupo de oração e você verá o que Deus quer fazer de você. Nós temos diversos testemunhos, coisas que já aconteceram lá atrás, coisas que aconteceram ontem, e ainda coisas que aconteceram. Mas isso acontece quando perseveramos em comunidade.

Algumas vezes, acontece conosco que desanimamos da caminhada, olhe o grupo de oração poderia estar cheio, quantas pessoas já participaram aqui e não estão mas, quantas pessoas desistiram de continuar no grupo de oração.

No inicio tudo é maravilhoso, mas nas dificuldades no caminho vai fazendo com que desistimos, e a gente não persevera.

Será que os apóstolos, os discípulos, perseveraram na comunidade crista? Eles perseveravam!

Você está perseverando?

Essa perseverança dos apóstolos aconteciam por que eles estavam cheios do Espírito Santo, por que eles clamavam o Espírito Santo. E dentro do grupo de oração vamos percebendo que tem muitas características das primeiras comunidades.

Eu diria que dentro da Igreja católica o único tão parecido com as primeiras comunidades é o grupo de oração.

Pois nós clamamos esse Espírito Santo todas as quintas-feiras, esse batismo. E esse batismo no Espírito Santo não pode ser uma vez só, Ele vai acontecendo todos os dias, quando clamamos esse Espírito Santo, tá ai a importância da vivencia em comunidade, muitas vezes chegamos aqui tão cansados, desanimados, mas dai quando chegamos na quinta feira aqui, Deus derrama sobre nós o Espírito Santo, e saímos cheio, saímos descansados no Senhor.

Quantos mas empecilhos encontrarmos para ir até a Igreja, vá!! Por que quando você sair da Igreja você sai transformado.

Grupo de oração é o coração da RCC – é a união de pessoas que se reuni aqui para louvar o Senhor, para agradecer, adora-lo, rezamos, pedimos as graças, pedimos pelas pessoas, clamamos o batismo no Espírito Santo.

E quando somos batizados no Espírito Santo, nós temos forças para poder caminhar, coragem para continuar, e é isso que o grupo de oração nos oferece.

Os participantes do grupo de oração, deve estar aberto aos carismas, aos dons do Espírito Santo.

No momento do silencio o Espírito Santo quer falar em nosso coração, e daí o que Deus quer de nós?

Ele quer que preparemos os nossos ouvidos para a escuta do Espírito Santo, e por que Ele quer falar? Por que Ele quer edificar a assembleia, Ele quer dar algo novo, de repente nesse grupo de oração, tem pessoas que estão precisando ouvir uma palavra de consolo, uma pessoa que está com algum problema muito sério, e Deus quer falar algo!

No grupo de oração é importantíssimo o uso dos carismas, muitas vezes Deus fala nos nossos corações, mas temos medo de falar. "Será que é humano, será que é o Espírito Santo?" Nós precisamos começar a praticar esses carismas no grupo de oração isso vai ajudar comunidade, de repente o que você vai falar, vai ajudar a pessoa que está do seu lado.

O Espírito Santo não usa somente as pessoas que estão aqui a frente. Nós somos servos, mas Deus usa a todos, usa com aquele que está la no fundo, na acolhida, os dons precisam ser praticados.

Deus escolheu cada um de vocês para estar no grupo de oração. Então é preciso perseverar, e não só receber as graças e ficar para nós, o que acontece dentro desse grupo de oração precisa ser levado, levado para aqueles que estão precisando, para aqueles que não conhecem a igreja, que nunca tiveram uma experiência com Jesus.

É função nossa atrair outras pessoas para o grupo de oração, para que as pessoas vão para a Igreja, e é o Espírito Santo que nos dá essa coragem.

Se você tem chamado as pessoas a estarem na igreja, não desista! continue a chamar! Um dia Deus vai tocar no coração dela para estar aqui.

É papel nosso encher essa comunidade. Costumamos dizer que multidão não é importante, que o importante é qualidade, mas temos que ir a luta e quem vai nos ajudar é o Espírito Santo e a nossa perseverança.

Se eu não persevero no grupo de oração como eu quero que as pessoas venham.

O mundo está estranho, o que precisamos fazer para mudar o mundo? Nó precisamos está unidos, em comunidades, perseverar em comunidades, por que sozinho não vamos conseguir!

Por que ai quando desanimarmos, vamos poder contar com a comunidade, com os irmãos, nós não estamos sozinhos!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page